Preenchimento

Preenchimento – aumento dos lábios, malar, sulcos, etc.
O aumento dos lábios geralmente é realizado com uma substância ou produto para preenchimento. Serve para aumentar os lábios, tanto o superior como o inferior, tornando-os mais bonitos, jovens e atraentes, além de reduzir certas rugas às vezes presentes em torno da boca. Dispomos hoje em dia de uma grande variedade de produtos de preenchimento.

O aumento malar pode dar definição a uma face que tem seu contorno sem curvas, geralmente devido a pouco desenvolvimento do osso malar (maçã do rosto). O melhor candidato para este tratamento é aquele que apresenta um achatamento da região da maçã do rosto. Assimetrias ou problemas congênitos também podem ser corrigidos desta forma. Pode ser feito juntamente com outras cirurgias. O procedimento pode ser feito através da inserção de próteses (procedimento cirúrgico), ou usando produtos de preenchimento. Ambos são feitos após anestesia local. O procedimento cirúrgico consiste na introdução de prótese através de pequena incisão feita na parte interna da boca ou logo abaixo da pálpebra inferior. Pequenas suturas são utilizadas para fechar as incisões.

O preenchimento pode ser feito no sulco naso geniano, em rugas faciais, e em qualquer área que esteja precisando de volume.

img_preenchimento01

Áreas faciais deprimidas ou com rugas podem ser preenchidas e tratadas com preenchedores.
O procedimento geralmente é realizado na própria clínica, eventualmente em hospital, e sob anestesia local na maioria das vezes.

Antes do procedimento, médico e paciente discutem o que pode ser esperado de uma forma realista, assim como possíveis riscos e complicações. Informações a respeito das substâncias de preenchimento são dadas nesta fase.

Após o procedimento, certo edema (inchaço) e equimose (mancha rocha) podem ocorrer; entretanto, mantendo a cabeça discretamente elevada e aplicando compressas frias estes sinais desaparecerão mais rapidamente. A mastigação pode ficar dificultada por até duas semanas, certo desconforto ou sensação de anestesia ao redor da área tratada pode ocorrer por um período. A escovação dos dentes pode ser dificultada por vários dias.

Complicações são raras; entretanto há certos riscos inerentes a qualquer procedimento que deverão ser discutidos com o cirurgião plástico. O seguimento de todas as instruções dadas pelo médico diminui muito o risco de complicações.

Temos os temporários (desaparecerão em curto ou médio espaço de tempo) e os permanentes ou por alguns chamados de definitivos (duram por muito tempo).

Produtos temporários. São basicamente o colágeno e o ácido hialurônico (Restylane, Emervel, Juvéderm). Eles necessitam de aplicações periódicas para manutenção do resultado, tendo-se em vista que suas ações são temporárias, ou seja, são absorvidos após um intervalo de tempo. O colágeno dura de 3 a 4 meses, o ácido hialurônico geralmente de 6 a 18 meses. O produto que utilizamos em nosso dia a dia é o ácido hialurônico, pela sua segurança e previsibilidade bem definidos.

img_preenchimento02

Produtos a base de ácido hialurônico para preenchimento facial.
Dentre as substâncias permanentes, não utilizamos substâncias aloplásticas, como o PMMA – polimetilmetacrilato (sintéticas, derivadas do acrílico). Utilizamos a gordura do próprio paciente, principalmente se sua extração por si só já estava nos planos. Então se remove a gordura da área indicada e injeta-se nos planejados, como lábios, sulcos e depressões.

O procedimento é muito simples (tanto o temporário como o permanente). Após anestesia local, certa quantidade de produto é introduzida no local indicado através de uma agulha ou minicânula.

img_preenchimento03
Aplicação de preenchedor em lábios

Embora considerado procedimento simples e ambulatorial, o (a) paciente pode necessitar de alguns dias até uma semana para recuperação. É liberado (a) logo após a realização da aplicação. Por alguns dias que seguem o procedimento, um inchaço ou edema pode ocorrer, e medicamentos podem ser prescritos. É aconselhável manter a cabeça discretamente elevada. Compressas frias podem ajudar a aliviar esses sintomas. A exposição solar é desaconselhada e protetores solares indicados.

Os materiais de preenchimento mais utilizados em nosso serviço são a gordura e o ácido hialurônico. Dentre estes, o Restylane, o Emervel e o Juvéderm são os mais utilizados. Dependendo de sua concentração, tem os de indicação para utilização mais superficialmente ou não, indicações precisas dependendo da queixa do paciente e área a ser aplicada. Há inclusive os que não preenchem, são indicados para a melhoria da qualidade da pele da paciente, como o Restylane Vital e o Juvéderm Hydrate. Esclareceremos todas as suas dúvidas no momento oportuno.

Observe o seguinte pós-tratamento com preenchedores:

• Logo após o tratamento poderá ocorrer leve vermelhidão, inchaço, sensibilidade e uma sensação de coceira na área tratada. Isto é resultado normal da injeção e o incômodo desaparecerá em um ou dois dias. Se após dois dias continuar a sentir o incômodo, contate seu médico.
• Inchaço inicial após o tratamento do lábio, talvez durante algum tempo. Verificou-se que alguns pacientes tinham os lábios inchados durante uma semana e os mesmos apresentavam diferenças entre si durante esse período. Isto significa que o resultado imediato após o tratamento é frequentemente menos agradável que o resultado final, quando a pele está completamente normalizada.
• Evite tocar a área tratada nas 4 horas seguidas á aplicação. Depois deste período você poderá aplicar uma maquiagem leve e a área poderá ser lavada suavemente com água e sabão.
• Não exponha a área tratada a calor ou frio intenso até o inchaço e o vermelhão terem desaparecido.
• Se você tem tido problemas de herpes simples no rosto antes do tratamento é provável que a picada de agulha possa criar uma pequena erupção. Se você apresenta herpes ativa o uso desses produtos é absolutamente contra indicado. Se você tem antecedentes de herpes, comunique seu médico para que possa ser feita uma profilaxia.
• Se você esta usando aspirina ou outro medicamento similar, o local da injeção poderá sangrar um pouco mais.
• Não é recomendada a aplicação destas substâncias durante a gravidez e lactação, pois não há estudos realizados que comprovem a segurança em tais situações.
• Finalmente, dado que o Ácido Hialurônico é reabsorvido com o passar do tempo, a correção não dura para sempre. Muitas pessoas decidem ser tratadas novamente dentro do período de cerca de um ano e meio depois. Se forem tratadas em um período inferior, provavelmente será para incremento do resultado em volume, pois o produto ainda não terá sido absorvido.